Fretamento de Helicópteros e Aviões
Táxi Aéreo em um só lugar!

Notícias Aviação Executiva


Jato executivo Embraer Phenom 100 a caminho da certificação

Aeronaves de testes acumulam mais de mil horas de vôo em diferentes envelopes de condições


31/07/2008 09:09 - A frota de aeronaves de testes do Phenom 100 ultrapassou mil horas de vôo nas campanhas de certificação e maturidade. Após o anúncio do programa em maio de 2005, o Phenom 100 realizou seu primeiro vôo em julho de 2007 e a certificação está prevista para o segundo semestre de 2008. Atualmente, quatro aeronaves de teste participam das campanhas de certificação e maturidade e os primeiros jatos Phenom 100 a serem entregues aos seus proprietários neste ano já estão na fase de montagem de segmentos.

“À medida que as campanhas de teste dos Phenom avançam, ficamos motivados com a crescente aceitação destes jatos pelo mercado. No final de junho, tínhamos cerca de 800 pedidos firmes para o Phenom 100 e Phenom 300”, disse Luís Carlos Affonso, Vice- Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Ficamos ainda mais satisfeitos com a premiação dos jatos Phenom por instituições de renome internacional, tanto pelo projeto das aeronaves como pelo design do interior.”

Vários testes de vôo para o desenvolvimento e a certificação dos jatos já foram realizados, tais como características da aeronave a baixa e alta velocidades, perda de sustentação (stall), vibração em vôo (flutter) e formação natural de gelo, que possibilitará a certificação da aeronave para operação sob determinadas condições de gelo quando entrar em serviço este ano. Testes de ventos cruzados (cross winds) foram realizados em Punta Arenas, no Chile, no início do ano, e os testes para operação em aeroportos de elevada altitude foram concluídos recentemente em Cochabamba, na Bolívia.

Ensaios para verificação dos sistemas e desempenho estão em andamento e uma aeronave está atualmente no sul da Argentina realizando testes em condições de baixa temperatura. Os testes em solo incluíram vibrações, descargas elétricas, interferência de altas freqüências de ondas de rádio (High Intensity Radio Frequency – HIRF) e operação a baixa temperatura (cold soak), este último realizado em abril no McKinley Climatic Laboratory, na base da Força Aérea dos Estados Unidos em Eglin, Estado da Flórida. Todos os ensaios estáticos da estrutura também foram concluídos e os componentes estruturais primários fabricados em materiais compósitos completaram os testes estáticos e de fadiga para certificação.

Os jatos Phenom receberam vários prêmios de design, tais como o Prêmio IDEA/Brasil, em 2008, o IF Awards, na Alemanha, pelo melhor produto (2006) e interior (2007), e o Good Design Awards, na China, pelo melhor design, em 2006. Em maio de 2008, os editores da revista de luxo Robb Report, nos Estados Unidos, escolheram o Phenom 100 como “o melhor dos melhores” jatos executivos.


Fonte: Airway Online - airway.uol.com.br


Leia Também:


Primeiro Cessna CJ4 de produção realiza primeiro vôo

Novo recorde mundial de velocidade quebrado de Nova Yorque a Londres

Segundo Phenom 300 da Embraer voa pela primeira vez

Embraer leva mockup do Phenom 300 para Oshkosh

Embraer revela nomes dos jatos executivos midlight e midsize

Phenom 100 realiza testes em ambiente de baixa temperatura

EMBRAER lança programa de jatos executivos MSJ e MLJ


Ir para o Topo


Back
Powered by helimarket.com.br. Copyright © 2008 Todos os direitos reservados.
www.helimarket.com.br